1860 - Thomas Jefferson Bowen - abriu o portal para o trabalho batista no Brasil. Aqui, ele e sua esposa, Lurenna, foram os dois primeiros missionários da FMB (Foreign Mission Board - Southern Baptist Convention).
1871 - Richard Ratcliff - Fundou a Primeira Igreja Batista neste país, em Santa Bárbara, SP. Pastoreou-a até 1878. Retornou ao seu país.
1878-81 - Elias Hoton Quillin - assumiu o pastorado da Primeira Igreja; instalou a Missão Batista em Santa Bárbara, SP. Fundou a Segunda Igreja Batista, a da Estação, em 1879. Ele e seu colega Robert Porter Thomas oficiaram a consagração de Antônio Teixeira de Albuquerque ao Ministério da Palavra.
1880 - Robert Porter Thomas - batizou Antônio Teixeira de Albuquerque. Ele e seu colega Elias Hoton Quilin oficiaram a consagração de A. T. Albuquerque ao Ministério da Palavra.
1880 - Antônio Teixeira de Albuquerque - tornou-se o primeiro pastor batista brasileiro.
1882 - William Buck Bagby - deu a largada para a expansão maior.
Observação sobre a Primeira Igreja Batista na Bahia:
Na segunda quinzena de agosto de 1882, Teixeira e sua família deixaram S. Paulo rumando para a Bahia, junto com os missionários Bagby e Taylor e suas famílias. Para ali se dirigiram com a finalidade de organizar a terceira igreja no Brasil. As duas igrejas em Santa Bárbara - São Paulo concederam as cartas demissórias para esse fim.
A obra das duas primeiras Igrejas Batistas, no Brasil, proporcionou, além de outras bençãos, para os crentes e os não crentes, uma benção especial, qual seja, a da atuação cristã-batista do ex-padre e depois pastor Antônio Teixeira de Albuquerque. Elas serviram de berço onde surgiria o primeiro ministro batista nacional; deram os fundadores da Primeira Igreja Batista na Bahia e, como consequência natural, o aparecimento da Primeira Igreja Batista em Maceió, em 1885.
Extraido do livro: Centelha em restolho seco
Por: Tiago B. de Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário