domingo, 15 de dezembro de 2013

Livros sobre a Bíblia


 Estamos no mês de Dezembro, considerado o mês da Bíblia.
Esses quatro livros tratam justamente sobre este tema!
Ótima leitura!!

1. Como Nos Veio a Bíblia - Edgar J. Goodspeed

2. Tradução Bíblica - Katharine Barnwell

3. Introdução Bíblica - Como a Bíblia Chegou Até Nós - Norman Geisler & William Nix

4. A origem da Bíblia - PHILIP WESLEY CONFORT



A BÍBLIA É SINGULAR EM SUA FORMAÇÃO

Na verdade, a Bíblia é uma pequena biblioteca formada por 66 volumes. Ela foi escrita por aproximadamente 40 autores diferentes, durante um período de mais ou menos 1500 anos. Com toda a certeza ela não foi escrita por iniciativa coletiva. Ela também não foi planejada por alguém humano. Um dos autores escreveu na Arábia, outro na Síria, um terceiro em Israel, e ainda outro na Grécia ou na Itália. Um dos autores atuou mais como historiador ou repórter, outro escreveu como biógrafo, outro escreveu tratados teológicos, ainda outro compôs poemas e escreveu provérbios, enquanto outro registrou profecias. Eles escreveram sobre famílias, povos, reis, soberanos e impérios do mundo. O escritor das primeiras páginas jamais poderia saber o que outro escreveria 1400 anos mais tarde. Os escritores de séculos futuros nunca poderiam saber, por si mesmos, o sentido profético de um texto escrito centenas de anos antes. Mesmo assim, a Bíblia é um livro de uma unidade impressionante, com coerência do início ao fim, tendo um tema comum e falando de uma pessoa central: Jesus Cristo. A Bíblia é o único livro no qual milhares de profecias se cumpriram literalmente. Suas predições realizaram-se nos mínimos detalhes durante a história. Locais e datas mencionados nos relatos bíblicos foram confirmados pela ciência. Quando nos perguntamos como foi possível aos autores alcançarem uma unidade e uniformidade tão grandes no que escreveram, concluímos que só nos resta a resposta de 2 Pedro 1.21: "Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo." Em outra passagem, a Bíblia diz: "Toda a Escritura é inspirada por Deus..." (2 Tm 3.16). Um filósofo francês expressou-se da seguinte maneira sobre a maravilha que é a Bíblia: "Quão miseráveis e desprezíveis são as palavras dos filósofos quando comparadas com as da Bíblia! É possível um livro tão simples, mas ao mesmo tempo tão perfeito, ser palavra humana?"

sábado, 16 de novembro de 2013

Trabalho Missionário com os irmãos em Vitória da Conquista Fev/2013

Slide12Slide7Slide11Slide10Slide9Slide8
Slide6Slide5Slide4Slide3Slide2Slide1
Slide13

Tivemos a grande alegria de conhecer um dos trabalhos da P.I.B.B. de Vitória da Conquista em Fevereiro de 2013. Foi uma benção acompanhar o Pastor Sidney juntamente com os irmãos conhecendo povoados e brejos.
Foi uma experiência maravilhosa.
Deus continue sustentando esta igreja!

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO INGLÊS PARA PASTORES, MISSIONÁRIOS E ESTUDANTES DA BÍBLIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO INGLÊS PARA PASTORES, MISSIONÁRIOS E ESTUDANTES DA BÍBLIA


 I.           A IMPORTÂNCIA DO INGLÊS NO AMBIENTE CRISTÃO.

Se no mundo dos negócios o inglês é tratado como indispensável, no mundo cristão o uso do idioma tem crescido a cada dia. Muitos pastores, missionários, e estudantes da Bíblia tem dedicado um tempo grande aprendendo a língua inglesa. Muitas escolas teológicas já tem no seu currículo o estudo do inglês. Por que?

Basta olhar por exemplo, as referências bibliográficas dos autores brasileiros. Quantos autores estrangeiros, são citados como fonte de pesquisa? Vários.
Outro exemplo. Muitos livros que temos no nosso idioma são traduções de livros de autores estrangeiros consagrados, em sua maioria, americanos e ingleses. Imaginem quantos autores e quantos livros existem em inglês mais que não são traduzidos? 

Quantos materiais de qualidade não foram traduzidos simplesmente por que não eram lucrativos? Ou por que não tinham um público alvo forte? Por que ficar refém e a mercê de tradutores quando você mesmo poderia cavar mais fundo em seus estudos e buscar esses materiais?

Nós batistas por exemplo, temos poucos livros retratando a nossa história em português. Já no inglês, as informações são bem mais abrangentes, vários historiadores deixaram suas contribuições e nós não temos essas traduções em nosso idioma.
Esses são só alguns exemplos da importância de estudar o inglês.

II.  APLICAÇÕES DO ESTUDO DO INGLÊS. 

1. Pastores e Estudantes da Bíblia
  • Tradução de materiais (mensagens, livros, artigos e etc.).
  • Tradução simultânea de mensagens e palestras de pastores estrangeiros.
  • Pesquisa bíblica em diversos sites e blogs.
  • Programas de computadores especializados e desenvolvidos para pastores, como por exemplo: The Pastor´s Study.
2. Missionários

Muitos países além dos Estados Unidos e Inglaterra tem o inglês como o seu idioma principal ou secundário. Países do continente africano como Botswana, Zâmbia, Zimbabué, Ruanda, Lesoto tem o inglês como idioma oficial ou secundário. Daí a necessidade do missionário se preparar caso Deus o chame para servir em algum desses países.

III. Conclusão

Você conferiu um pouco sobre a importância do estudo do inglês no ambiente cristão.
Se você é cristão e já estuda o inglês secular, terá mais motivos para estudá-lo. Com certeza será útil para o seu aprendizado bíblico e para um futuro missionário.

Por: Tiago B. Almeida 


sábado, 9 de novembro de 2013

Qual deve ser a conduta da mulher cristã?

Jaqueline Almeida

No ambiente de trabalho

Somos observadas em tudo que falamos, fazemos e como nos vestimos.
Primeiro dia em um ambiente novo, as pessoas olham para nós com olhar crítico e observador. Se a nossa primeira impressão é diferente, deixando marca positiva naquele local, com o passar do tempo elas perceberão que somos servas de Deus.
E aí podemos futuramente falar com liberdade da Palavra de Deus. Isso é algo bom, pois estamos mostrando que uma serva cristã é diferente!

I Coríntios 10:31 – Vamos meditar nesse texto.

Na faculdade

Com o passar do tempo, decidimos cursar uma faculdade, é aquela expectativa de chegar logo as aulas, conhecer a turma que vamos conviver.
É um lugar onde existe pessoas com vários pensamentos e crenças. E nós também cremos em algo, a Palavra de Deus que é a Verdade.
Qual deve ser a nossa posição diante dessas “crenças”?

  1. Omitir nossa opinião e continuar estudando.
  2. Ouvir todos os pensamentos e concordar com eles para sermos aceito por todos.
  3. Demonstrar o que somos e expor a verdade para as pessoas (professores e colegas).
Romanos 12:1-2 – “...e não vos conformeis com este mundo...”

Em nossa família

Muitas vezes somos taxados de careta por servir a Jesus, isso começa dentro de casa. Um pai, mãe, marido ou esposa, que não entregaram suas vidas para o Senhor Jesus não entende nossa satisfação em servi-lo. E aí vem muitas críticas e perseguições.
Qual deve ser a nossa conduta diante de nossa família?
Em I cor. 7:14 diz: Por que o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
Podemos responder essa pergunta da seguinte maneira: O nosso testemunho deve falar mais alto que nossas palavras. Se não debatemos e oramos, sendo uma pessoa diferente, logo vão perceber que temos algo a oferecer. E quando essa oportunidade vier, aí sim vamos falar do amor de Jesus para eles.

I cor. 15:58 – Leiamos esse versículo para nossa meditação.
  
Essa reflexão é para que nós venhamos meditar e pedir a Deus orientação como andarmos diante desse mundo tão pecaminoso.
Como servas de Deus, precisamos testemunhar a todos o que Ele fez por nós com nossa vida e ações.

Que Deus abençoe a todos

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Ensinando as Crianças

 Jaqueline Almeida

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.’’ Pv 22:6

É gratificante ensinar a Palavra de Deus para nossos pequeninos, passar a eles o que Deus tem feito na vida de cada ser humano.
A oportunidade que Ele tem nos dado com esse estágio, temos visto a necessidade de pessoas que nunca ouviram de Jesus, não sabe das excelentes histórias que Deus ensina em Sua Palavra.
E das crianças que estou tendo o prazer de ensinar a Bíblia, duas delas são Andreina e Atauana. As duas tem 7 anos de idade.
Toda terça-feira às 19:00 nos reunimos na casa da pequena Andreina e estudamos lições tanto da Bíblia e também comportamento humano.

Estejam orando com esse propósito: Que elas venham ter a cada dia prazer em ler a Bíblia e orar, e também estar nos cultos.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Agradecimento e convite


Tiago B. Almeida 


Queremos agradecer a Deus por tudo que Ele tem feito em nossas vidas e as oportunidades que Ele tem nos dado em servi-Lo. 

Queremos agradecer a todos os irmãos e amigos em Salvador e em todo o Brasil que tem orado por nós. Continuem, por que as suas orações com certeza tem contribuído em nossas vidas. 
Enfim, queremos convidar a todos a participarem desta página, onde postaremos fotos, comentários, vídeos, dentre outras coisas, sobre a nossa caminhada aqui em Caruaru-PE e as experiências que temos tido trabalhando com o Pastor James Nash. Postaremos também meditações compartilhando assim a Palavra do Senhor com todos. 

Um grande abraço

I Coríntios 15:58 

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.